CPI aponta falhas em financiamento do BNDES no exterior

CPI aponta falhas em financiamento do BNDES no exterior


O BNDES teria cometido falhas no financiamento de obras na Venezuela, em Cuba, em Moçambique e em outros países durante governos do PT. É o que aponta a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara criada para investigas empréstimos do banco. Em três meses, os parlamentares já reuniram informações que apontariam essas falhas.

Segundo o jornal Estado de S. Paulo, os documentos mostram, entre os principais pontos levantados, a ausência de critérios para rebaixamento de risco antes de conceder o crédito e a falta de auditoria fora do País para fiscalizar a aplicação do dinheiro.

O BNDES sempre negou qualquer falha na concessão de empréstimos, que foi parte estratégica das gestões dos ex-presidente Lula e Dilma Rousseff no sentido de incentivar a internacionalização de empresas brasileiras.

Adversários políticos apontam, porém, motivações políticas nas operações, que beneficiam empreiteiras alvo da Lava jato.

Esta é a terceira CPI criada no Congressos nos últimos quatro anos para investigar irregularidades da instituição dos governos Lula e Dilma. As duas primeiras não chegaram a uma conclusão e parlamentares reclamam da falta de acesso a informação do banco, o que o presidente Jair Bolsonaro chama de “caixa-preta” da instituição.

O post CPI aponta falhas em financiamento do BNDES no exterior apareceu primeiro em Toda Bahia.



Source link

Deixe uma resposta